KARIBU to Nairóbi (Bem-vindos a Nairóbi)
Desde o dia 8 de maio, até o dia 12, está acontecendo em Nairóbi, no Quênia, a GC 26 – 26ª reunião do Conselho Diretor da ONU-Habitat. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através do INCITI, é parceira das Nações Unidas na implementação da Nova Agenda Urbana (NAU), e está participando do encontro representada pela professora Titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do INCITI, Circe Monteiro, e pelo professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PE), Roberto Montezuma.
Esta reunião se reveste de grande importância, pois, além de discutir os caminhos para implementar a NAU, também está sendo debatida a própria estrutura da ONU-Habitat face aos desafios mais amplos que a nova agenda estabelece e a necessidade de agilidade na sua implantação.
UTC – O INCITI/UFPE, como parceiro da campanha mundial da Cidade que Precisamos, irá organizar este ano, em Pernambuco, três eventos chamados Urban Thinkers Campus (Campus de Pensadores Urbanos), nas cidades de Belo Jardim, Petrolina e Recife. As conferências, que têm como tema central Águas Urbanas para Resiliência Social e Ambiental, visam discutir propostas para um tema essencial: a nossa condição de crise quanto às águas. O desafio será encontrar soluções para regiões de escassez de água, onde cidades e regiões inteiras vivenciam a seca há mais de 6 anos, ao mesmo tempo em que outras regiões do mesmo estado, sofrem não pela falta d’água, mas em busca de uma distribuição justa e sustentável.
A proposta é reunir todos os grupos de interessados, como moradores, comerciantes, academia, governos e sociedade civil organizada, para conceber e planejar projetos e soluções, no intuito de implantar, de modo colaborativo e transformador, a realidade local. Circe Monteiro, coordenadora do INCITI/UFPE, explica como as transformações positivas nas cidades precisam do envolvimento de todos os agentes. “A melhoria da qualidade de vida só poderá ser alcançada com a contribuição de todos os segmentos. É nas cidades onde poderemos vencer estes desafios, ou então será nas cidades onde sofreremos seus impactos”, diz. Mais informações sobre o UTC, em breve.