O INCITI recebeu na noite desta quarta-feira (14) o lançamento do Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário do Recife, pesquisa realizada pela Ameciclo, em parceria com o Observatório do Recife. Primeiro, foi apresentado o recorte do Recife, do Perfil do Ciclista Nacional, levantamento feito em 2015 em 10 cidades brasileiras: Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Manaus (AM), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
“Ônibus? Deus me livre! Apertado, demorado, quente e caro”. “Sinto falta de estrutura cicloviária e respeito dos motoristas no trânsito”. Esses foram alguns dos comentários dos recifenses entrevistados durante a coleta de dados para o Perfil. A pesquisa aponta que Recife é a cidade que tem mais ciclistas, dentre os 10 municípios pesquisados, porém, é a que tem menor percentual de novos ciclistas nos últimos cinco anos. Dentre os participantes, 45% consideram que pedalariam com a melhoria de infraestrutura cicloviária, enquanto que apenas 8% se sentem desencorajados pela falta de segurança. Confira a pesquisa completa no http://bit.ly/perfildociclistarecifense.
Após a apresentação do Perfil do Ciclista do Recife, que apontou que o elemento mais grave pra pessoas que desejam pedalar é a infraestrutura, foi apresentada a pesquisa inédita do Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário. A iniciativa, que será atualizada a cada dois anos, avaliou 12 itens de segurança e seis de conforto. O índice final do Recife foi de 0,059 – em uma escala que vai de 0 a 1 -, metade do que poderia ser atualmente caso o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife estivesse sendo implementado conforme as metas previstas. Acesse o Índice na íntegra no http://bit.ly/ideciclo2016.