Cineclube do INCITI na Mostra Ambiental do Recife

O INCITI/UFPE participou da II Mostra Ambiental do Recife – Maré, exibindo o filme À Margem do Xingu – Vozes não consideradas, no formato cineclube. Na noite de sábado (19 de março), nosso laboratório na Rua do Bom Jesus ganhou todo jeito de cinema: luzes apagadas, barulho de pipoca, e bom conteúdo na projeção. O filme apresenta uma viagem pelo rio Xingu, onde a produção encontra e conversa com inúmeras pessoas que serão atingidas pela possível construção da hidrelétrica de Belo Monte. Relatos de ribeirinhos, indígenas, agricultores, habitantes da região de Altamira na Amazônia, assim como especialistas da área compõem parte deste complexo quebra-cabeça. Estudantes e interessados participaram do evento, que também contou com a presença surpresa do Grupo Escoteiro Chico Science, que aprendeu muito sobre os conflitos da região do Xingu.

DSC_3932

Antes da exibição, o biólogo Leonardo Melo, do projeto Parque Capibaribe, fez uma breve introdução aos conceitos básicos do projeto, enfatizando principalmente o urbanismo que volta seus olhos novamente para o Rio Capibaribe.

DSC_3865

A escolha do filme e da apresentação foram ideias para a data, coincidindo com os acontecimentos da Hora do Planeta, ato promovido pelo WWF em diversas cidades do mundo, onde governos, empresas e cidades são convidadas a apagarem suas luzes por 60 minutos, demonstrando preocupação com as crescentes mudanças climáticas e com o aquecimento global. No Recife, foi a própria Mostra Maré quem coordenou as atividades, que aconteceram no Marco Zero. O INCITI aderiu e apagou suas luzes das 21h às 22h!

Pedalada Sustentável da Ameciclo

Pedalada Sustentável da Ameciclo

Após o cineclube, um cortejo do bloco O Bonde, com roupas iluminadas por LEDs levou os participantes para onde a Ameciclo realizava a Pedalada Sustentável, um mecanismo que gera energia através de pedaladas de voluntários. A energia gerada iluminou o projetor que passou curtas produzidos em oficinas, mesmo quando as luzes da praça do Marco Zero se apagaram por completo. Outras atrações foram os Batuqueiros do Silêncio, projeto social de música para pessoas surdas coordenado pelo educador Mestre Batman, e por malabaristas da Escola Pernambucana de Circo.

Cineclube

A exibição na Maré foi laboratório para um projeto que em breve ocupará o térreo do INCITI. A ideia é gerar conhecimento através do cinema, com filmes seguidos por debate. Aguardem!

Veja mais fotos no Flickr do INCITI e no Flickr da Maré