INCITI promove residência de urbanismo na Capunga

Moradores, trabalhadores e frequentadores do Derby estão convidados a participar e contribuir para estudos do projeto Parque Capibaribe. Interessados devem se inscrever até terça-feira (24/05).

O INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades, grupo da Universidade Federal de Pernambuco, irá realizar a Residência Capunga nos dias 25, 26 e 27 de maio (quarta, quinta e sexta-feira), na praça João Pereira Borges, no bairro do Derby, com o intuito de descobrir as necessidades, exigências, desejos, problemas ou dificuldades da área, que irá receber parte do projeto Parque Capibaribe. A residência de urbanismo tático contará com observação, reflexão e ação, ou seja, reconhecimento da área, criação de propostas de soluções e debates. A residência disponibiliza 30 vagas. As inscrições gratuitas estão abertas até terça-feira (24/05), às 20h. Os interessados devem enviar e-mail com suas motivações para o incitiorg@gmail.com e preencher a disponibilidade de tempo, critério para a seleção, no calendário deste link: http://doodle.com/poll/24qpi6p6tmq5rqsz

O Parque Capibaribe é fruto de um convênio entre a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o INCITI/UFPE. O Parque Capibaribe é o ponto de partida para que o Recife se torne uma Cidade-Parque em 2037, quando a cidade comemora 500 anos. O conceito Cidade-Parque considera espaços públicos de qualidade que promovam o encontro entre as pessoas, o meio ambiente, reafirmando culturas locais e gerando novas oportunidades de transformações sociais e econômicas. O projeto já está em andamento com obras no trecho chamado “Jardim do Baobá”, por trás da Ponte D’Uchoa, no bairro das Graças.

A ideia da Residência Capunga é envolver as pessoas que moram, trabalham e desfrutam daquela região no desenvolvimento de uma proposta que possibilite um acréscimo de área verde e uma convivência harmônica, funcional e agradável entre pedestres, veículos, ciclistas e comerciantes. Os participantes serão orientados pela equipe do INCITI/UFPE, formada por arquitetos urbanistas e paisagistas. Durante a imersão, os participantes irão compartilhar ideias e soluções com a hashtag #ResidenciaCapunga.