INCITI lança programação do Urban Labs

Estão abertas até sexta-feira (09) as inscrições para o Workshop Internacional Urban Labs, que acontece entre 13 e 18 de outubro, numa parceria entre o INCITI, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e o Consulado Geral da França em Recife. O evento inaugura a progamação do Urban Thinkers Campus (UTC) Recife, que promoverá uma série de Urban Labs, laboratórios de práticas, modelos e abordagens de problemas urbanos que inspirem os participantes a compreender e discutir de forma transversal as temáticas: cultura, tecnologia e espaço urbano inclusivo.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário online, com currículo e a resposta à pergunta “O que o motiva a participar do workshop?”. A comissão selecionará 30 participantes e anunciará o resultado no dia 10 de outubro, através do site e das redes sociais da Fundaj e do INCITI. Podem participar todos os interessados nas discussões e práticas a serem desenvolvidas.

Workshop Internacional Urban Labs

Com o objetivo de integrar as discussões contemporâneas sobre apropriação de equipamentos e espaços públicos às práticas cidadãs nos cenários das cidades, este primeiro Workshop Internacional Urban Labs acontecerá na sede do INCITI (Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife) e reúne palestrantes e facilitadores de coletivos nacionais e internacionais. São ele: dois pesquisadores do INCITI e integrantes do coletivo VAaSTU, André Moraes Almeida e Amanda Florêncio, dois integrantes do coletivo francês Bruit Du Frigo, Camille Uri e Yvan Detraz, e três integrantes do coletivo paulista A Batata Precisa de Você, Laura Sobral, Leonardo Armellin e Reni Lima.

Durante o workshop, os participantes vão desenvolver uma série de mobiliários urbanos a partir do descarte da obra do Edifício Ulysses Pernambucano, somado a alguns materiais a serem fornecidos pela Fundaj exclusivamente para o Projeto Arte, Reforma e Revolução. O resultado desses trabalhos será apresentado durante o UTC Recife e, posteriormente, será doado para uso permanente em algum espaço público da cidade, a ser escolhido através de votação pela sociedade civil.

URBAN LABS E UTC RECIFE

O Workshop Internacional Urban Labs inaugura a programação do Urban Labs, parte laboratorial do Urban Thinkers Campus (UTC) Recife, etapa brasileira de uma série de eventos propostos pela ONU Habitat pelo mundo, e que acontece entre 24 e 27 de novembro, no Bairro do Recife. O UTC visa a composição de uma Nova Agenda Urbana, a ser apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III, que acontece em Quito, no Equador, em 2016. O workshop se insere, assim, dentro da temática da “Cidade de que Precisamos”, proposta pela campanha internacional da ONU Habitat e do tema do UTC Recife: “Cidades Inclusivas: jovens e tecnologias abertas no espaço urbano”. Durante os dias do UTC Recife, o Urban Labs localizará suas atividades de prototipagem na Rua Domingos José Martins, no Bairro do Recife, mas elas já se iniciam em outubro, com uma série de workshops, que fortalecem parcerias entre coletivos urbanos nacionais e internacionais.

O QUE É O INCITI
O INCITI é um grupo transdisciplinar de pesquisa vinculado à Universidade Federal de Pernambuco que tem o objetivo de incitar novos conhecimentos capazes de transformar a vida nas cidades. Iniciou os trabalhos em setembro de 2013 com o projeto Parque Capibaribe, convênio firmado com a Prefeitura do Recife, e hoje realiza outros projetos com abrangência em todas as regiões do país, como o Laboratório de Cidades Sensitivas (LabCEUs), que acontece em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

COLETIVOS PARTICIPANTES

VAaSTU

Foto: Arquivo VAaSTU

Foto: Arquivo VAaSTU

VAaSTU é um coletivo de jovens arquitetos com um sonho em comum: desenvolver a arquitetura para melhor responder às necessidades, atuais e virtuais, de maneira integrada, eficiente, consciente e respeitosa. Atuam nos campos da arquitetura, do urbanismo, da arte, do design, de pesquisa e desenvolvimento, contribuindo com a criação de “espaços ativos” que atendam às diversas necessidades humanas, em suas mais variadas escalas, sejam essas individuais ou coletivas, uni familiares ou urbanas.

BRUIT DU FRIGO

Foto: Arquivo Bruit du Frigo

Foto: Arquivo Bruit du Frigo

O coletivo Bruit du Frigo (Barulho da Geladeira) existe desde 1997 na França. É composto por artistas, arquitetos, urbanistas fotógrafos e trabalha como um híbrido entre um escritório de urbanismo, um coletivo criativo e uma estrutura de educação popular dedicada ao estudo e à intervenção da cidade e do território por iniciativas pariticipatórias, artísticas e culturais.

A BATATA PRECISA DE VOCÊ

Foto: Arquivo/A Batata Precisa de Você

Foto: Arquivo A Batata Precisa de Você

O coletivo A Batata Precisa de Você é formado por moradores e frequentadores do Largo da Batata de São Paulo. São pessoas dispostas a transformar o largo num espaço de estar e não apenas de passagem, que vêm fazendo ações regulares de ocupação e atividades de ativação desde janeiro de 2014, alcançando bons resultados de mobilização para a transformação. Desejam fortalecer a relação afetiva da população com o local, evidenciando o potencial de um espaço hoje ainda árido como local de convivência.